Rituais diários

Quando falamos de rituais, necessariamente precisamos falar da atitude por trás de qualquer ritual, que é a devoção. Devoção é um conceito que possui muitas interpretações. Também recebe muitas atribuições, conotações, opiniões, julgamentos e preconceitos. No entanto, devoção é uma qualidade extremamente necessária na busca espiritual, que para o Vedānta é a busca do conhecimento. De fato, para qualquer busca a devoção é necessária. 

Devoção em sânscrito é chamado Bhakti, e na Bhagavad gītāśri kṛṣḥna apresenta a devoção como um dos vinte valores que descrevem uma pessoa sábia e que devem ser cultivados por aqueles que querem buscar e assimilar o conhecimento. Segundo Swami Dayananda Saraswati, devoção é relacionar-se com īśvara¹. É desenvolver uma relação entre o indivíduo e todo com a atitude de que tudo o que é feito pelo indivíduo é uma oferenda no grande altar do Todo. Todas as ações são uma oportunidade de demonstrar a gratidão por tudo que é dado. Desde o corpo, a família, as condições até as situações. Tudo é dado pela ordem que rege o universo, que é īśvara. E ao receber os resultados, compreender que não existe injustiça, mas sim ação e reação, lei, ordem.

Receber os resultados de suas ações na forma de situações favoráveis ou desfavoráveis, sabendo que seguem uma ordem e que vem diretamente de īśvara faz com que tenhamos uma atitude objetiva e saudável com relação à todos os fatos de nossas vidas. Em um ritual, o alimento oferecido é chamado naivedyam, e depois quando consumimos é chamado de prasadham. É aquilo que foi oferecido ao Senhor e que agora estamos recebendo de volta. Então quando oferecemos nossas ações, recebemos graciosamente os resultados como prasadham. De fato, em casas tradicionais todas as refeições são primeiramente oferecidas à deidade desejada e somente depois o alimento é consumido. Sendo prasadham algo que vem diretamente do Senhor, não cabe ao indivíduo, com sua visão distorcida e limitada por apegos e aversões, julgar. 

Essa atitude objetiva e reverencial é muito útil para o dia-a-dia. Pois através dela somos capazes de deixar de lado nossas insistências ou resistências por um resultado particular. Aceitamos, validamos e genuinamente enxergamos que tudo está em ordem, mesmo que o fato não seja exatamente como se quer ou não se quer.  Somos capazes de nos aceitar, aceitar os outros e aceitar as situações. Somos capazes de acomodar. Não por pressão de ter que aceitar, mas porque genuinamente estamos prontos para enxergar as coisas como são e assim estar em paz com o presente. Seja considerado agradável, desagradável, neutro… o que quer que seja, está bem, é uma situação a mais. A vida se torna mais equilibrada, porque nossa mente se torna mais equilibrada. Consequentemente sofremos menos altos e baixos. Existe equanimidade, existe saúde mental e portanto saúde física. Todos estes são benefícios de se cultivar uma atitude reverencial, que se chama devoção. Tendo isso em mente, a vida se torna um grande ritual. 

Bhakti também pode ser interpretado como as atividades que levam uma pessoa a descobrir o devoto em si. Atividades como performance de rituais, chamados pūjās, a repetição de mantras com o auxílio de um japamala, meditação, o canto de bhajans (composições melódicas destinadas à alguma deidade), dentre outros. Você pode estabelecer o seu ritual diário na forma que for convergente com a sua personalidade. O conceito de īṣṭa devata (deidade desejada), por exemplo, se baseia na escolha de uma deidade que facilita a sua conexão com o Todo. Afinal todas as deidades são manifestações, nomes e formas, de īśvara. Essa é a beleza da cultura védica, onde qualquer forma de devoção é válida e todas as orações vão para uma única realidade que é uma com você.

Sendo assim, você pode tentar por si mesmo buscar implementar na sua rotina alguma atividade que desperte esse sentimento ou mesmo buscar a ajuda de um professor, guru, amigo. Alguém que tenha essa inclinação e esteja disponível para compartilhar sua experiência. Uma nota adicional é que essa prática exige constância. Como em qualquer relação, é preciso cultivar sempre. E essas atividades são uma ótima oportunidade para demonstrar gratidão e reverência ao Todo, assim como se conectar consigo mesmo. Os benefícios você mesmo vai experienciar e isso vai alimentar mais ainda sua devoção. À princípio envolve esforço e determinação, mas depois vira um momento de celebração e união. 

¹ Causa material e inteligente do universo. Ver texto sobre o que é īśvara.

Veja mais

Explore os melhores posts

Apresentando o Ayurveda

Gostaria de apresentar o Ayurveda como eu o vejo.  Um Sistema médico, uma ciência médica milenar indiana ( tem cerca de 5.000 anos, talvez um

Contemplando ao despertar

O amanhecer, logo quando acordamos, é um momento muito importante do dia. Afinal com o raiar do sol os primeiros inputs vão acontecendo. Um movimento

Contemplando ao repousar

Quantas vezes ao longo de um dia cansativo queremos apenas deitar e nos entregar ao sono e eis que de repente um pensamento na forma