O amanhecer, logo quando acordamos, é um momento muito importante do dia. Afinal com o raiar do sol os primeiros inputs vão acontecendo. Um movimento lento vai ganhando espaço e ao redor vamos observando silenciosamente o despertar de todos os seres. Neste momento é quando nossas mentes estão mais receptivas. Por isso mesmo a qualidade dos pensamentos importa muito, pois podem ditar o tom do resto do dia.
Na Índia o dia se inicia sempre com um banho para purificar o corpo e também as emoções. E depois há o preparo e a realização de um ritual para alguma deidade. Isso nos faz cultivar gratidão, devoção, conexão. Tais sentimentos permeiam a mente, que se sente confortável, leve, tranquila e acolhida.
O amanhecer é portanto um momento auspicioso para se ter um pequeno ritual, no qual agradecemos tudo que nos é dado pelo universo na forma das inúmeras ordens. Física, biológica, psicológica, etc. É um momento auspicioso para estabelecer diálogo com o Todo, com Īśvara. Seja para agradecer, ou para pedir seu acolhimento e ajuda. É o seu momento de se conectar. Um dos maiores desafios que enfrentamos como seres humanos é o sentimento de desconexão com a vida e de sentir que não somos aceitos ou compreendidos por aqueles que estão ao nosso redor. Temos tantos julgamentos, insistências e resistências. Estes são frutos de nossa subjetividade. Então estabelecer diálogo com Īśvara é trazer objetividade para os nossos dias. Ver as coisas como são. Só isso já nos dá uma grande paz mental, pois paramos de brigar com aquilo que é.
Swami Dayananda Saraswati dizia que aquele que está numa situação sem saída, pede ajuda. Ajuda do infalível que é a ordem, o princípio inteligente do universo, Īśvara. Para isso compôs uma série de orações que estão coletadas em um pequeno livro chamado orações ao amanhecer, nele estão contidos formas com as quais podemos nos relacionar com Īśvara, com Deus, com a causa do universo que é uma com você. Uma delas é como se segue:
Oh Senhor,
Por favor me dê
A serenidade
A clareza
Para aceitar graciosamente
Aquilo que eu não posso mudar
E mudar aquilo que posso
Eu não posso mudar o passado
Pois este já aconteceu
Mas eu posso mudar minhas atitudes
Meu entendimento
Me permita mudar
O que eu posso
O senhor
Me dê a sabedoria
Para saber a diferença
Entre o que eu posso
E o que eu não posso mudar
Em tantas palavras, eu oro.
Swami Dayananda Saraswati.
Que você tenha a presença de realizar esse esforço diário de se conectar, para que assim, com a prática, se torne uma ação espontânea e abençoe seus dias.