Contemplando ao repousar

Quantas vezes ao longo de um dia cansativo queremos apenas deitar e nos entregar ao sono e eis que de repente um pensamento na forma de crítico aparece e resolve fazer uma análise do dia, buscando maneiras de criticar ações, falas ou mesmo pensamentos. Esse mecanismo na forma de crítico interno tem seu propósito e é graças a ele que estamos sempre aprimorando. Aprimorar é necessário, sempre existe escopo para melhora. E porque melhorar? Porque refinamento e amadurecimento são necessários para compreender o conteúdo do Vedānta, que é o autoconhecimento. O problema surge quando esse crítico não nos deixa realizar até mesmo coisas básicas como ter uma boa noite de sono. 

Então, o primeiro passo que temos que aprender nessa trajetória de amadurecimento emocional é se acolher, compreender com objetividade que todo e qualquer indivíduo tem suas limitações. Reconhecer suas limitações é o primeiro passo para trabalhar nelas. Às vezes não queremos vê-las pois achamos que elas são muito horríveis. Achamos que estamos quebrados e sem reparo. Mas isso não é verdade. Todo ser humano de uma forma ou de outra passa por isso, porque é assim que a mente humana funciona. O sentimento de inadequação, o sofrimento, a necessidade de aprovação e tantas outras coisas são simplesmente parte da experiência humana. Estão em ordem e essa ordem é ĪśvaraĪśvara é a causa material e inteligente do universo, e não é separado de você individuo. Existe uma relação entre o Todo e o Indivíduo. A beleza dessa relação é que ela é igual para todos os indivíduos. E Īśvara na forma de ordem nos mostra como nossas ações, pensamentos e falas tem um motivo para acontecerem como acontecem ou aconteceram. Elas seguem uma ordem psicológica. Tem um background. São aprendizados enraizados no nosso subconsciente que dão origem às ações. Que ditam nossos gostos e aversões. 

Segundo a tradição védica todo karma – ação – seja física, falada ou pensada, produz um resultado visível e um resultado invisível. Esse resultado invisível fica em espera, aguardando o momento de frutificar na forma de diversos eventos na nossa vida. Īśvara é a própria lei do karma, portanto é aquele que entrega os frutos das nossas ações através da ordem. Não existe falha ou injustiça ao olharmos através deste esse prisma. Pois Īśvara  é todo conhecimento e dá os resultados de acordo com as ações. Assim, aos poucos podemos cultivar a mentalidade de realizar ações e oferecê-las no grande altar do universo. Confiar na ordem traz um imenso alívio. Fazer o seu possível, que é o seu melhor, sem ter a ansiedade da espera pelo resultado em si já é uma grande liberdade. Mas isso só é possível quando existe na mente uma disposição de entrega. Entrega do controle ilusório sobre nossas vidas. E mesmo para ter essa disposição mental a graça é necessária. Swami Dayananda dizia “Uma pessoa precisa ver a beleza da oração. Nela a vontade voluntariamente se submete e a submissão realiza o milagre”.

Ao se deitar, no fim dos dias, que você possa estabelecer seu diálogo com Īśvara, diálogo que é oração. E nele submeter suas ações e aceitar os resultados, confiando que o Todo, que é todo conhecimento, vai trazer aquilo que é justo. Não existe preocupação, só existe entrega. Tudo está em ordem, você também.

Veja mais

Explore os melhores posts

Apresentando o Ayurveda

Gostaria de apresentar o Ayurveda como eu o vejo.  Um Sistema médico, uma ciência médica milenar indiana ( tem cerca de 5.000 anos, talvez um

Contemplando ao despertar

O amanhecer, logo quando acordamos, é um momento muito importante do dia. Afinal com o raiar do sol os primeiros inputs vão acontecendo. Um movimento